Estás em... Início > Renderguard

Renderguard

¿Qual é RENDERGUARD?

Renderguard

Que é o RENDERGUARD? As paredes que foram afectadas por humidades por capilaridade acumulam uma grande quantidade de sais. É necessário actuar com uma argamassa especial anti-salitre para evitar os efeitos daninhos dos sais acumulados. Se o revestimento degradado não for substituído, teremos a parede com um grau de humidade correcto, mas com a mesma degradação da pintura.

O salitre é um dos maiores problemas a que se tem que fazer face. Uma alta concentração de sais, e em particular de nitratos, dificulta a secagem da parede devido à sua grande higroscopicidade (capacidade de absorção de humidade). É por isso que é imprescindível que se substitua o reboco degradado por um novo reboco especial anti-humidade, que neutralize o efeito do salitre. Com a argamassa anti-humidade RENDERGUARD consegue-se bloquear o efeito dos sais nas paredes previamente tratadas com DRYZONE.

Uma parede tratada pode necessitar de um mês para secar 2 centímetros de espessura de parede com humidade. Significa isto que, para uma parede com 30 centímetros de espessura são necessários pelo menos 15 meses para se conseguir a secagem completa da parede com humidade. Recomenda-se que deixe as paredes afectadas sem reboco durante o tempo máximo possível para posteriormente rebocar novamente com a argamassa anti-humidade RENDERGUARD.

O RENDERGUARD é um aditivo especialmente desenvolvido para complementar a barreira anti-humidade DRYZONE. Se o que deseja é ter um acabamento com placas do tipo Pladur, também existe a opção de aplicação da primeira camada de RENDERGUARD para finalmente ser efectuado o acabamento com guias e placas de Pladur.


Processo de instalação:

o RENDERGUARD é um aditivo especialmente concebido para fazer parte do sistema anti-humidade. O RENDERGUARD tem as características seguintes:

  • Redução da água a aplicar.
  • Maior facilidade de trabalho.
  • Proporciona propriedades anti-humidade e retardantes do salitre.
  • Livre de Cloretos.
  • Permite a passagem do vapor.
  • Económico – com 25 litros de concentrado produzem-se 625 litros de preparado pronto para ser utilizado.

Depois de aplicar o sistema anti-humidade DRYZONE, é muito importante que aplique um novo reboco anti-sais adequado para exercer uma função dupla:

  •  Deve evitar a passagem da humidade residual que chega à superfície decorativa durante o processo de secagem.
  • Deve evitar a passagem dos sais higroscópicos da parede de base para a superfície do acabamento.

Antes de começar

  • deve retirar os rodapés de madeira, rodapés cerâmicos, escoras, etc
  • Pique o revestimento degradado até à obra de base.
  • É necessário picar até uma altura mínima de 1m. acima do nível do pavimento e até 0,50m acima do nível máximo da humidade.
  • Retire a argamassa das juntas até uma profundidade de 15mm. É importante para ajudar a resistir à contracção natural da nova argamassa.
  • Retire qualquer elemento de madeira de fixação presente na alvenaria.

Mistura:

Misture 1 parte de RENDERGUARD com 24 partes de água. A água deve estar limpa e não deve conter nenhum elemento oleoso ou orgânico.

Primeira camada:

Pared

Prepare 3 partes de areia do rio lavada e 1 parte de cimento, utilizando a dissolução com RENDERGUARD previamente preparada.

Use o mínimo de solução de RENDERGUARD para garantir uma camada densa. Como orientação: não devem ser utilizados mais de 8l. de solução por cada 50Kg. de mistura seca.

Com a mistura compacta resultante, encha as juntas e aplique com talocha dentada uma camada de 12mm sobre a parede.

Recomenda-se que o reboco novo não chegue a entrar em contacto com o piso, dado que muitas vezes as humidades sobem pelo próprio reboco, em vez de pelo interior da parede.

Segunda Camada:

A mistura é igual à utilizada na primeira camada, com a excepção de que será utilizada água em vez da dissolução RENDERGUARD. A espessura desta camada será de 12mm, dando uma espessura total de 24mm entre as duas camadas aplicadas. A segunda camada deve ser aplicada antes de a primeira estar seca, para se conseguir uma adesão satisfatória entre as duas. Deixe a superfície com a rugosidade suficiente para facilitar a adesão da camada final de acabamento.