Estás em... Início > Diagnóstico

Diagnóstico

Problemas de humidade por capilaridade?

Chama-se humidade capilar à que sobe pelas paredes de um edifício a partir dos seus alicerces. A humidade por capilaridade consegue avançar pelas paredes através dos seus poros e capilares. Os principais trajectos de subida da humidade são as juntas de argamassa. Os sais dissolvidos são transportados pela humidade e acabam por se cristalizar à superfície, degradando o reboco e as gessagens. O problema com a humidade também acontece pelo efeito da electro-osmose: uma parede carregada de sais está electricamente carregada, pelo que atrai mais fortemente a humidade.

Alguns dos sintomas mais habituais dos problemas de humidade por capilaridade são:

  • Indícios de humidade que aparecem nas partes baixas das paredes
  • Humidade ou rodapés deteriorados
  • Depósitos salinos na superfície das paredes com humidades
  • A tinta desprende-se

Até que altura é que sobe?

A altura que a humidade atinge por capilaridade numa parede depende do tamanho dos poros da parede, da quantidade de sais dissolvidos, do tipo de tinta aplicada e da percentagem de humidade do solo. Na maioria dos casos, é bastante improvável que a humidade por capilaridade suba a mais de 1,5 metros. No entanto, em casos extremos (por exemplo, quando a parede tiver sido coberta com uma membrana impermeável) a humidade pode ultrapassar os dois metros de altura.

Há outros tipos de humidade que afectam os edifícios (por exemplo, a humidade de condensação, a humidade lateral ou as filtrações de água) que exigem uma solução diferente para a humidade. Por exemplo, para eliminar a humidade de condensação é muito recomendável o uso de um sistema de ventilação por impulsão. Para o tratamento da humidade nas caves, pode-se optar por sistemas de electro-osmose ou tratamentos contra a humidade por impermeabilização.

Pode obter informações adicionais sobre o diagnóstico da humidade por capilaridade na nossa publicação "Controlo da humidade por capilaridade", que pode descarregar gratuitamente da página de descargas.